ZFS com Oracle

Consegui colocar o primeiro servidor Solaris em produção :) e aproveitei para fazer uns testes no ZFS. Conversei com o DBA aqui e ele criou toda a estrutura do Oracle no ZFS e…ficou muito lerdo! :( pior, mais lerdo que Windows com NTFS!! Ai ele pesquisou na internet e tal e eis que o mundo inteiro tem esse problema… Eu estava animado com ZFS pois Benchmarks diziam que ZFS era muito rápido. Mas tem outras considerações acerca do ZFS:

  • 1Gb de memoria só pro ZFS. O ZFS precisa de 1Gb de memoria só pra ele! porque ele usa a memória para fazer cache.
  • O ZFS tem cache, banco de dados tem cache… Logo, cache de cache não é muito legal…
  • Há muitos tunnings que podem ser feitos para o ZFS ficar mais rápido com Oracle, por causa do tempo, não foi feito tunning nenhum.

Eu vi em alguma página que o ZFS com todos os tunnings só consegue ficar com 75% da velocidade do UFS com Direct I/O infelizmente eu perdi a página, mas parece que o tunning não ia ajudar muito.

Conclusão, tiramos o ZFS e colocamos o bom e velho UFS com Direct I/O, ficou muito rápido, tenho certeza que os desenvolvedores do ZFS estão preocupados com isso, vi alguns tickets abertos específicos para o Oracle o jeito é esperar, ZFS tem um pouco mais que 2 anos, quando UFS tem mais de 10 :).

Mais informaçoes sobre ZFS: http://www.solarisinternals.com/wiki/index.php/ZFS_Best_Practices_Guide


See also