FISL 7.0

ae pessoal, estou no FISL o Google esta aqui, vou atualizando esse post sempre que possivel e logo mais tem fotos

Cheguei ontem ao FISL, não postei nada de la porque o telecentro vivia cheio de gente, e a maioria vendo o orkut -_-

Bom, mas eis o meu relato, chegando lá logo na entrada já dava para perceber que o Google patrocinou boa parte do fisl, banners logo na entrada e o crachá estava escrito Google embaixo, a parte de grupo de usuários estava menor que o ano passado, estava bom, rever velhos amigos, e adquirir mais uns novos

Bom antes de mais nada, esse e o MEU relato do evento, o computador que eu estou digitando está com problemas no assento e eu estou com preguica de arrumar, essa foi minha visão das palestrar, se eu errei alguma coisa, ou entedi mal, adoraria que alguém me mandasse um email dizendo isso lorn dot br at gmail dot com, eu arrumarei o mais rápido possivel.

1a Dia – 19⁄06

11:00 – Comparando PostgreSQL e MySQL: Desempenho de Aplicações Transacionais

Uma palestra bem interessante, apesar de eu desconfiar dos resultados, hehe, os palestrantes ( Carlos Eduardo Santos, Rilson Oscar do Nascimento ) tinham muito conhecimento sobre SGBDs.

O Resultado dessa briga foi que ate 1100 warehouse, eles tinham o mesmo desempenho, acima disso o pgsql foi ganhando exponencialmente do mysql devo lembrar que os 2 estavam “tunados”.

12:00 – The Filesystem namespace past and present

A 1a palestra em inglês que eu vi no evento, boa tambem, o palestrante e um dos desenvolvedores do kernel, e explicou muito bem tudo, o Filesystem namespace quando sair, vai substituir o chroot, porque?

Porque para usuarios diferente eu vou poder ter pastas iguais com conteudos diferente , deixa eu explicar melhor

no caso do apache

o /var/www/htdocs/ tem todas as paginas do seu servidor, isso hoje em dia estaria em chroot pra poder proteger o sistema em si, com o Filesystem namespace o /var/www/htdocs/ so teria aquivos para o usuario apache, se eu desse um ls la como meu usuario, nao iria mostrar nada, interessante nao?

16:00 -The X Community — History and Directions

Essa palestra e o tipo de palestra historica, um dos criadores do X!!, sim, o cara explicou todas historia como tudo comecou, o que aconteceu com o Xfree86 versus X.org, bem legal, eu nao sabia mais o X de inicio era um software 100% comercial ai um pessoal de Berkley se nao me engano comecou fazer sua versao do X, baseada na que ja existia, logico que o pessoal do comercial nem ligou, encurtando a historia alguns anos depois o X comercial quase faliu, diz o palestrante que ele existe ate hoje, alguem ja ouviu falar dele?

Bom esse dia eu perdi 2 palestras importantes

Migrando de Oracle para PostgreSQL

DBI-Link: A Universal Database Connector

A 1a foi porque eu perdi o horario quando fui ver ja estava acabando e a segunda, foi porque teve um problema na organizacao e o horario ficou mudando, nao sou eu mais todos os perl mongers perderam

2a Dia – 20⁄06

10:00 - Communication is Free

Quem deu essa palestra foi o Randal, ele falou dos meios de comunicacao livre, de hoje e de antigamente, desde o email ate USENET, IRC..

11:00 – 13:00

Nesse horario comecou “oficialmente” o YAPC::Brasil ( Yet Another Perl Conference )

A primeira palestra foi sobre Perl6, o novo perl realmente esta muito bom, esta seguindo um novo lema um linguagem para todas as linguagens, hehe isso me lembra LOTR com ela voce vai poder programar em perl6, e gerar o bytecode em Java, JavaScript, Flash ( fizeram pra brincar ) entrei outras, foras os novos recursos de gramatica, ah, ainda ganhei um livro nessa palestra Perl6 & Parrot.

A Segunda foi do Randal explicando inside-out objects uma coisa meio complicada que eu não entendi muito bem, hehe.

14:00 – Open Source at Google

Essa foi a palestra do Eric. Pollman, basicamente explicando o summer of code uma palestra muito legal que de certo modo me insentivou a participar, o palestrante comentou que no ano passado teve 3 participantes brasileiros 1 deles estava aqui no FISL e inclusive vai palestrar sobre a ferramente que ele fez para o summer of code, parabens ao Adriano Monteiro Marques pelo seu frontend do nmap, vou testa-lo logo que puder, não pude ver a palestra.

15:00 – C Minimal Perfect Hash – hashing large ammounts of data

Essa palestra apesar do titulo em ingles foi em portugues, foi de um dos empregados do google em BH, o pessoal de la e super gente fina e nessa palestra ele explicou como seria uma hash minimamente perfeito, sem “colisoes” ele baseou esse projeto numa tese de um amigo dele bem legal

Logo depois dessa apesar de nao estar na programacao outro cara de BH falou sobre o seu ftpfs, que ele fez em cima da libcurl, bem legal.

18:00 – PL/Perl em Postgresql

Essa palestra foi do David Better, inicialmente seria no YAPC, mais depois foi passada pro Stand do Governo Federal bem legal fazer procedures em Perl para o Postgresql, e ainda poder usar modulos perl nessas procedures.

Depois escrevo dos outros dias e mais detalhes, estou realmente cansado

3a Dia – 21⁄06

11:00 - O Portal do Monastério, como se tornar um Monge Perl.

Essa palestra nos surpreendeu, todos os monges falaram “voces viram como lotou a sala?” hehe, uma palestra muito boa, com um visao de todos os principais sites/comunidades de Perl

15:00 -Ferramentas de software livre ou código aberto para bioinformática

Fui ver essa palestra porque e um assunto que me interessa, mais particularmente por causa do Perl, e nao deu outra o palestrante, falou muito de Perl, mas e uma coisa meio complicada principalmente a parte da Biologia, hehe, mas valeu pra conhecer.

16:00 – Software livre no Nintendo DS

Sem comentarios, essas foi uma das melhores palestras do FISL, o palestrante, Ricardo Bittencourt transformou um assunto massantes, em uma coisa engracada contando muitas curiosidades sobre os videogames antigos , deu ate vontade de comprar um Nintendo DS

18:00 -Deixe o gerenciamento do anti-spam com os usuários

Uma solucao estilo gmail, muito interessantes, pois pode ser implementada por usuario ou por grupo de usuarios, foi explicado muito bem o conceito e o interessante e que do jeito que foi apresentado voce nao precisa usar as mesmas ferramentas do palestrante.

Esse dia perdi a palestra de XUL , fiquei preocupado com a carona e nao lembrei da palestra

Infelizmente nao pude ficar no ultimo dia, logo nao tenho um relato sobre o “leilao”.

Nesse meu relato eu nao disse, mesmo porque nao iria lembrar mais as “rodas” formadas na parte de grupo de usuario, as trocas de ideias, foi quase tao bom quanto qualquer palestra, que venha o Conisli, ah! para os amantes de Perl, estao confirmados:

  • Larry Wall ( Criado do Perl, arquiteto do Perl6 )
  • Audrey Tang ( chefe do desenvolvimento do Pugs/Perl 6 )

E esta prevista a vinda do Theo de Raadt, ja ouviram falar?

Ate mais.. ( post longo nao?)