A Busca Pelo Deploy Contínuo - Parte 2

Você está lendo a Parte 2 sobre “A Busca pelo deploy contínuo” eu recomendo você a começar pela Parte 1 mas se já leu as duas partes, leia a Parte 3.

Agora que você já está convencido que precisa disso, ou não, vou começar a falar de algumas ferramentas/técnicas que você pode usar para te ajudar no processo:

  • SCM - Software Configuration Management

Também conhecido como VCS ( Version Control System ), você precisa disso, se você não tem há algo muito errado e se você está usando Subversion, isso não é tão ruim, mas comece a usar git a partir de hoje, sério.

  • Testes

Se você acha que teste é besteira, então deploy continuo é besteira para você também. É impossível ter um deploy contínuo confiável sem testes

  • Continuos Integration Software

Esse tipo de software tem um papel simples, porem eficaz, ele fica fazendo “pooling” no seu SCM, a cada commit seu ele vai rodar o seu processo de “build” para ver se ele continua funcionando depois do código que você acabou de comitar, um processo de build pode conter:

  • Gerar pacotes
  • Verificar códigos/dependências
  • Testes Unitários
  • Testes de Integração
  • Testes de Segurança
  • Testes funcionais

E caso algum teste tenha parado de funcionar, ele vai te enviar um email avisando que o build está quebrado.

Eu uso e gosto bastante do Jenkins, conhecido antes como Hudson. Mas há muitos outros por ai, você só precisa escolher um.

  • Script de Deploy/Rollback para você começar, depois de ter todas essas coisas acima, você já pode a pensar em automatizar seu processo de deploy/rollback. ./deploy.sh # faz o deploy ./rollback.sh # faz o rollback do ultimo deploy

Simples assim, mas tem que ser um script só que faz todo o trabalho, copiar arquivos, reinciar webserver etc

Na Etsy quando o script ficou avançado eles evoluiram para um software web, que inclusive é opensource mais detalhes aqui: Deploynator Etsy

  • Puppet/Chef - eu não sei qual o nome dessa categoria de software, o que você faz com eles é escrever “receitas” de máquinas, imagine que a empresa está crescendo e você precisa montar 10 novos webservers que incluem: Instalar SO Configurar SO Configurar Firewall Configurar Webserver Configurar seu sistema Colocar ela no pool de webservers

Tirando a instalação do Linux, todo o resto você pode automatizar com puppet ou chef você cria receitas nele dizendo como ele vai configurar seu Webserver, seu sistema e depois é só executar essa receita na máquina ele vai instalar o pacote e fazer todo o trabalho pra você.

E você vai precisar fazer isso UMA vez para ‘n’ maquinas, e quando precisar mudar algo e só alterar na receita ele mantém as maquinas sincronizadas com sua receitas, nada de sair editando o mesmo arquivo em várias máquinas.

  • Monitoramento Sistema Base/Nagios Você precisa monitorar o estado do seu sistema, vê se o Apache tá de pé se o disco tá cheio isso é bem comum, no minímo você já ouviu falar. Seu negócio Você precisa também monitorar o seu negócio, você precisa saber que horas que acontecem mais vendas e precisa saber agora, nada de rodar aquela query no banco de dados faça gráfico de toda informação que você puder monitorar. Além desses gráficos ajudar o pessoal de Marketing/Vendas vai te ajudar quando entrar alguma funcionalidade nova no site, porque sempre tem um espertão na empresa, e muitas vezes esse espertão é o dono, que vai dizer: {% blockquote %} Acho que depois que você colocou aquela funcionalidade no site, o site está vendendo menos, estou com esse pressentimento. - Espertão {% endblockquote %} A Etsy liberou recentemente a ferramente que eles fizeram para fazer gráficos, vale a pena dar uma olhada Measure Anything, Measure Everything eles contam bastante expêriencia deles com geração de gráfico para tudo, até para a quantidade de café na cozinha! Então tenha gráficos de tudo e mostre para ele no melhor sentido Opa chefe! tranquilo chefe!.

Continua ..

Você está lendo a Parte 2 sobre “A Busca pelo deploy contínuo” eu recomendo você a começar pela Parte 1 mas se já leu as duas partes, leia a Parte 3.


See also