Hackers Que Você Deveria Conhecer (1): Brad Fitzpatrick

Esta série de posts é baseada na idéia do site Papodehomemque tem uma série parecida chamada “Homens que você devia conhecer”.

A ideia é falar de hackers em geral, tipo algum dia pode ter uma história de um cortador de lenha que fez uma mesa só com seu machado por exemplo :) Esse é um exemplo clássico de hacker.

/content/images/2019/02/Brad_Fitzpatrick_by_Anton_Nossik_cropped_o.jpg

Brad Fitzpatrick é um dos muitos hackers programadores que você deveria conhecer ou ao menos saber o que ele já fez.

Ele é o criador do Memcached e do OpenID.

Lá nos meados de 1999 ele começou um projeto pessoal para manter o pessoal do colegio informado, algo parecido com o que fazemos na lista de discussões da faculdade ele chamou esse projetinho de Live Journal, que até pouco tempo [citation needed] era o maior serviço de blogs do mundo.

Essa empresa não foi só importante para o Brad Fitzpatrick mas também para a internet como um todo pois, com o sucesso dela, foi necessário criar coisas como Memcached e OpenID, dentre outros excelentes Software Livres que foram criados baseados na demanda do LiveJornal.

No evento Perl Workshop , ele contou que teve a ideia do Memcached quando o LiveJornal estava crescendo e ia demorar 2 semanas para chegar os novos servidores, em 12h ele fez a primeira versão do Memcached.

Outra coisa engraçada que ele contou no evento foi dizer que MogileFS é um anagrama para OMG files :)

Em 2005 o LiveJornal foi comprado pela Sixapart, e em 2008 ele foi trabalhar no Google.

Ele também é contribuidor ativo no CPAN , apesar de estar trabalhando no Google focando na linguagem de programação Go, o ultimo projeto que ele está trabalhando é o Camlistore - escrito em Go, que vale um post só pra ele porque é um proejto bem interessante.


See also